Viação Sernache

A Companhia de Viação Sernache foi fundada em 19 de Março de 1927, na localidade de Sernache do Bonjardim, pelo empreendedor industrial Libânio Vaz Serra, um distinto filho da terra. Apenas com dezassete anos de idade chega à ilha de Fernando Pó, na Guiné Equatorial, que desde 1778 é pertença da Espanha, instalando-se como empregado comercial. Dois anos depois começa a sua imparável ascensão, explorando uma loja de venda de artigos mistos. Com a compra de algumas propriedades para a produção de café e cacau transforma-se no maior produtor agrícola de toda a ilha. Em Sernache do Bonjardim adquire alguns lagares de azeite e funda a marca L.V.S., criando paralelamente uma marca de vinhos com o mesmo nome. Uma serração e um prestigiado colégio fazem ainda parte das suas realizações.


Em 1934 inaugura as suas carreiras para Lisboa, com um curioso autocarro onde manda pintar na estrutura lateral «Grande Express». Em Lisboa, a Companhia tinha garagem própria na rua Antero de Quental, número 7. A carreira tinha início na Sertã às 7h45, passando a Sernache às 8h10, a Tomar às 10h, Santarém pelas 12h35 e chegando à capital às 15h30. De Lisboa a partida era às 10h para chegar à Sertã pelas 17h40. Os almoços eram em Santarém. Em princípios de 1937 dá início à carreira entre Oleiros e Lisboa- Avenida Almirante Reis, carreira essa que foi inaugurada com pompa e circunstância, tendo sido muito comentada nos órgãos de comunicação social da época.


Em Julho de 1960 faz a sua primeira grande compra - a Abílio José Alves, de Maçãs de Dona Maria. .Até ao 25 de Abril vai ainda adquirir as empresas de camionagem: Empresa de Transportes do Zêzere, Lda, Electro – Moagem Riba Côa,Lda, Empresa de Viação e Comércio de Alenquer, Lda, Cooperativa Lisbonense de Chauffeurs, S.C.R.L. (Palhinhas) Auto-Viação Bucelense, de Eduardo Justo e Cª, Lda, e António Barreiro Fernandes e Transportes de Manteigas,Lda.


À data da nacionalização, a Companhia de Viação Sernache, Lda dispunha de uma frota de duzentos e noventa e cinco veículos, sendo três de turismo,o que a transformava na terceira maior do país. Tinha 132 carreiras e 2.845 quilómetros concessionados O número de empregados atingia os mil cento e trinta e cinco.


José Luís Covita
In TR 60 ; Fevereiro de 2008