Síntese histórica

Etimologicamente, Cândido da Silva Teixeira inclina-se para que a palavra Cernache provenha do verbo latino - cerno, ver ao longe - uma vez que a localidade está situada num ponto elevado, dominando um largo horizonte.
De acordo com as fontes, deu-se inicialmente o nome de Bom Jardim a um mosteiro, muito antigo, que os freires da Ordem do Hospital ali fundaram (Paço do Bonjardim, actual Seminário das Missões).
Embora a formação do povoado não pareça ir além do séc. XII ou XIII, há topónimos na freguesia muito anteriores, demonstrando existência de população local antes da Nacionalidade .
Em 1220 ou 1221 foram doados por D. Sancho II à Ordem do Hospital as povoações da Várzea de Pedro Pelaio (hoje Várzea de Pedro Mouro) e do Sambado, havendo ainda documentos (inquirições), do Reinado de D. Dinis, que falam nos lugares de Brejo, Calvaria, Ribeira Cerdeira e Zangaria.
Freguesia criada a 05 de Janeiro de 1544, Cernache do Bonjardim desenvolve-se a partir da criação do Seminário do Priorado do Crato, em 1791 .
A sua sede é elevada à categoria de Vila, no dia 27 de Agosto de 1955 .




Orago: S. Sebastião
População: 4.000 Habitantes aproximadamente.
Área: 72.060 Km2
Cernache do Bonjardim teve a particularidade feliz de, em 1791, ter sido criado o Seminário do Priorado do Crato, o mais sólido e inabalável sustentáculo do desenvolvimento e da cultura de toda esta Região . Representando o pólo dinamizador de uma vasta área, Cernache do Bonjardim congrega um número de equipamentos, sociais, culturais e administrativos já considerável, permitindo à população residente a satisfação básica das suas necessidades, ao mesmo tempo que proporciona um amplo raio de influência às actividades aqui localizadas .






Situada geograficamente no centro do país, Cernache do Bonjardim, pertence administrativamente ao concelho da Sertã, integrando a Unidade Territorial do Pinhal Interior Sul, distrito de Castelo Branco. A cerca de 9 Km da sede de concelho, situa-se ainda a 40 Km de Tomar e a cerca de 80 Km de Castelo Branco e Coimbra.
Freguesia de dimensão relevante, ocupa mais de 16% da área total do concelho e situa-se num dos extremos do distrito de Castelo Branco, confrontando com os distritos de Leiria e Santarém.
Inserida numa das maiores manchas florestais da Europa, delimita-a a norte e a oeste o rio Zêzere (Albufeira de Castelo de Bode); a sul a Ribeira da Sertã (freguesia de Palhais); a leste as freguesias do Nesperal e Cabeçudo e a Nordeste a freguesia do Castelo (freguesias que complementam a área social abrangente num total de 136.641 Km2) .
 


 
(in www.jf-cernachebonjardim.pt)